quarta-feira, 26 de maio de 2021

Dicas para estar mais capacitado para participar de processos de seleção

 

Mais do que nunca estamos num mercado muito competitivo e por isso é importante que os candidatos as vagas que venham a surgir estejam atentos aos seguintes itens essenciais para auxiliar no sucesso em um processo de seleção:

- Planejamento de Carreira – bem definido e detalhado

- Currículo – adequado, completo e atualizado 

- LinkedIn – atrativo, estratégico e competitivo 

- Entrevistas – preparação antecipada 

 

Planejamento de Carreira

Você está atento para estes passos básicos para ser feito um bom planejamento de carreira ?

- Diagnóstico – “O que desejo ser ? O que desejo conquistar ?”

- Autoconhecimento – “Quem eu sou ?”

- Planejamento –  “Como eu conquisto o que eu quero ?”

- Pesquisa –  “Será que o que eu estou querendo é para mim?”

- Avaliação e Autoavaliação – “Como estou indo ?”

 

Currículo

Em seu currículo está claro seu objetivo profissional ?

Sua formação e experiência estão relacionados com este objetivo ?

Ele documenta claramente seu histórico e sua progressão profissional ?

Estão registradas suas qualificações e competências mais importantes e elas estão relacionadas ao seu objetivo ?

Seu currículo desperta interesse para chamá-lo para uma entrevista ?

Ele responde a pergunta: "por que devo contratá-lo? “

 

LinkedIn

Seu perfil está atualizado, completo e preenchido de maneira profissional ?

Sua foto e capa de LinkedIn inspiram confiança em você ?

Seu resumo responde a estas perguntas ?

- Quem eu sou ?

- O que eu tenho feito ?

- O que eu posso fazer por você / sua empresa ?

Todas suas informações pessoais e formas de contato estão preenchidas ?

Todas as seções de perfil estão preenchidas e tem uma boa estética ?

O que você preencheu facilita ser identificado mais rapidamente pelos algoritmos de pesquisa ?

Você é ativo e contribui nesta rede profissional ?

 

Entrevista

Objetivo da Entrevista :

- Para o entrevistador :  saber se “você” é a solução para o objetivo que ele tem que é fazer uma contratação

- Para você :  mostrar que “você” é a melhor escolha !

O que os recrutadores querem saber?

- Sua motivação e personalidade

- Suas qualificações: conhecimento e formação

- Suas habilidades, competências e os seus talentos

- Seus resultados no passado e suas experiências

O que é esperado do Candidato :

- Capacidade de associar suas soluções com as necessidades da empresa

- Dialogar com boa argumentação

- Fazer perguntas estratégicas

- Estar preparado para responder:

   - O que você sabe sobre nossa empresa

   - Por que eu devo te contratar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Transição de Carreira

Mas o que é carreira? De maneira geral podemos dizer que Carreira é uma trajetória ocupacional, o movimento evolutivo e progressivo para a...